Quem somos

Histórico

Na metade dos anos 80, um grupo de jovens amigos: André Luiz Santos, Antônio Provazzi, Denise Ferreira Lacerda, Flávia Freire, Luiz André Medeiros, Paulo Estevão Pucci e Zenóbia Maia, de posse de um Jeep Willys 68, começou a frequentar as margens dos Rios Uberaba e Claro, no município de Uberaba (MG), para momentos de lazer, recreação, descontração e contato com a natureza. Porém quando chegavam aos locais percebiam uma grande quantidade de lixo, deixado por outros frequentadores: árvores cortadas para servir de lenha e estacas, cascalho e areia sendo retirados dos rios, por empresas, sem o menor respeito à fauna e flora local. Indignados com a situação começaram a limpar os locais visitados... Mas, sempre que retornavam alguns dias depois, encontravam tudo sujo novamente. Numa destas limpezas encontraram por lá um pedaço de tábua, na qual com restos de carvão escreveram: “Mantenha esta área limpa, afinal é o seu local de lazer!”. A tábua foi amarrada com arame num galho. A partir daí surgiu a ideia de dar continuidade àquele trabalho, porém, de maneira formal, através de uma Organização Não Governamental - ONG - Uma associação para conservação da natureza. Os jovens amigos escolheram o nome Kurupyra por ele ser um protetor da Natureza e estar ligado às lendas dos povos indígenas... Seres que vivem em harmonia com a Natureza. Nascia, então, a Associação para Preservação da Natureza - Grupo Kurupyra. Conscientes da enorme dívida social, econômica, cultural e ambiental deste país, estes jovens decidiram, assim, assentar o seu próprio tijolo na construção de uma nação mais participativa, atuante e consciente de seu papel de cidadão!



A formalização da Associação

Como dissemos, o Grupo Kurupyra é uma Organização Não Governamental de direito privado, sem fins lucrativos. Filosófica e cultural atua principalmente com as questões ambientais e em defesa da vida sustentável. Regida por estatuto próprio e pela legislação específica, é certificada como instituição de Utilidade Pública Municipal (Lei No. 4.805) e Estadual (Lei No. 675/92).

A Associação atua com diferentes públicos: crianças, adolescentes, estudantes universitários, professores de escolas públicas, pequenos produtores rurais e a comunidade de forma geral. Constitui Objetivos da Associação - Promover projetos e ações para: a educação ambiental; a conservação dos ecossistemas naturais e antrópicos; a proteção de espécies animais e vegetais, inclusive as ameaçadas de extinção; ações na área de turismo; do voluntariado e de responsabilidade social; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e disseminação de informações e conhecimentos técnicos e científicos referente à: problemas ambientais, comportamento animal, novas técnicas agrícolas, tratamento de efluentes industriais, comerciais e domésticos e outros que digam respeito às atividades supramencionadas.

Fundada em 12 de outubro de 1988 a Associação teve projetos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo Unibanco Ecologia, Du Pont Internacional e Banco Mundial.





COMPARTILHAR:

+1

1 Response to "Quem somos"